28 de julho: o Dia do Agricultor. Parabéns!

Diário da Fazenda

Em meio ao bom momento econômico vivido pelo Brasil e pelo Maranhão na produção agrícola, uma peça-chave se destaca: o Agricultor. Ele é responsável pelo abastecimento do mercado interno, pela prosperidade da economia agrícola do Brasil e pela exportação de alimentos para todo o mundo. No último dia 28 (de julho) foi comemorado o Dia do Agricultor, data em que o país, o Maranhão e Imperatriz têm muito a comemorar ano a ano pela força e crescimento do agronegócio brasileiro.

O Maranhão acompanha essa onda de crescimento. Prova disso são os dados da safra 2011/12 que registra um aumento de 9,2% na área maranhense plantada com grãos, a segundo maior expansão agrícola do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal (9,8%). De acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Maranhão deve cultivar 146 mil hectares com grãos a mais na atual safra, passando de 1,583 milhão de hectares no ciclo 2010/11 para 1,729 milhão de hectares.

Para o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Sabino Costa, o Dia do Agricultor é uma data para comemorar o trabalho desse profissional desenvolvido na região. “No dia do agricultor podemos comemorar o bom trabalho que realizamos na região Tocantina. Nós somos responsáveis pelo crescimento da agricultura do Brasil e por produzir alimentos de boa qualidade com preços baixos. Apesar das dificuldades, do não reconhecimento por parte dos governantes, temos a capacidade de trabalhar exportando para o restante do Brasil e para o mundo os nossos frutos. E é isso que continuaremos a fazer”, afirma.