Agenda de leilões mostra força da produção do MA

A abertura dos pregões na Expoimp 2012 será dada pelo 12º Leilão Balde Branco, no dia 8 de julho, onde serão ofertadas fêmeas da raça Girolando e machos Girolando Leiteiro e Holandês. Na edição passada do certame, foram comercializados 267 animais, sendo o maior número entre todos os leilões.

No ano passado, 726 animais, entre bovinos, equinos e ovinos foram comercializados nos sete leilões realizados durante a feira. Apesar da diversidade de ofertas, a pecuária de corte e leiteira abarcou a maior parte das vendas, num total de 75% dos negócios, sendo os outros 25% representados por ovinos, caprinos e cavalos. As fêmeas foram as mais procuradas nos certames de 2011, somando 477 animais vendidos, ou seja, 65% dos negócios oficializados nas vendas envolveram animais do sexo feminino. Neste ano, na 44º Expoimp a pecuária deve voltar com força total na Expoimp, uma mostra da produção maranhense.

Os certames seguem com o Leilão Tropa de Serviço, onde serão oferecidos animais de serviço; Leilão Pec-Sêmem; Leilão Nelore, produção da Vale do Mutum, onde serão ofertadas matrizes, novilhas e reprodutores da raça Nelore PO.

Destaques
O Leilão Integração Nelore Elite será encabeçado pela Fazenda Arco-íris – grande investidor da raça nelore – e mais outros parceiros aqui do Maranhão, como a Igarapé Agropecuária e com a Agropecuária Invest. Serão ofertados animais de elite, incluindo novilhas prenhes, touros e garrotes de alta linhagem, além de prenhezes de doadoras das famílias mais proeminentes do cenário nacional.

O Leilão da raça MangaLarga Marchador, promovido pelo núcleo da Amazônia, acontece no dia 13 – com uma pista regional com mais de 100 animais disputando, sendo que alguns desses animais serão ofertados no leilão, que contará com criadores de vários estados, como Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Pará e Tocantins. O Encerramento dos leilões acontece no sábado, com o Leilão da raça Tabapuâ promovido pela Agropecuária Vale do Mutum que traz sempre convidados entre os maiores criadores dessa raça no Brasil, como a fazenda Água Milagrosa, de São Paulo, Renato Garcia Fernandes, de Uberaba, José Coelho Vitor, do Pará, entre outros criadores de renome nacional, ofertando animais reprodutores e algumas fêmeas de qualidade superior.

Outros animais
Em 2011, os ovinos e caprinos foram ofertados pela fazenda Vale do Mutum e Rancho Cangussu. No total foram vendidos 134 animais das raças Anglonubiana, Santa Inês PO, Santa Inês e Dorper. A média por fêmeas chegou a R$ 283,30 e a média dos machos foi de R$ 725,40. Neste ano, a expectativa é que a feira possa alcançar números ainda maiores.

Programação de Leilões
e Shows da Expoimp 2012

Programação leilões:
08/07 – Domingo – 12º Leilão Balde Branco
09/07 – Segunda-feira – 12º Pec-Sêmem Alta Genetics
10/07 – Terça-feira – 2º Leilão Tropa de Serviço
11/07 – Quarta-feira – 2º Leilão Nelore, Vale do Mutum
12/07 – Quinta-feira – Noite do Nelore Elite e Convidados
13/07 – Sexta-feira – 3º Leilão Mangalarga Marchador
14/07 – Sábado – 8º Leilão Tabapuâ Vale do Mutum e Convidados
AGENDA de Shows:
07/07 – Sábado – Mariozan Rocha
08/07 – Domingo– Maria Cecília & Rodolfo
09/07 – Segunda-feira – Noite da Família Evangélica
10/07 – Terça-feira – Noite da Família Católica
11/07 – Quarta-feira – Abertura do rodeio da Companhia ItaloTodde,
com o locutor Marco Brasil
12/07 – Quinta-feira – Atrações Regionais
13/07 – Sexta-feira – João Bosco e Vinícius
14/07 – Sábado – Atrações regionais
14/07 – Domingo– Arthur Danni e Banda Calypso