Mapa lança Comitê Estratégico do Agronegócio

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, lançou no último dia 23 o Comitê Estratégico do Agronegócio. Em seguida, o ministro coordenou a primeira reunião do Comitê Estratégico, onde foi discutido o Plano de Ações Estratégicas do Mapa de 2012 a 2014. “Estamos criando, a partir de hoje, muito mais do que uma nova instância consultiva junto ao ministério. Estamos cuidando da administração pública para o bem de todos os brasileiros”, ressaltou Mendes Ribeiro Filho.

A iniciativa integra a programação de aniversário de 152 anos do ministério, comemorado em 28 de julho. O comitê será composto por 15 membros já divulgados no Diário Oficial da União do dia 20 de julho, mais dois integrantes que serão indicados pelo Senado Federal, com limite de até 20 representantes. Coordenado pelo ministro da Agricultura, o comitê pretende definir prioridades a serem estabelecidas na formulação das políticas agrícolas, contribuir na fixação de diretrizes, indicadores e metas de desempenho do agronegócio e suas respectivas cadeias produtivas, e ainda avaliar e acompanhar as ações governamentais aplicadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio nacional.

“Este comitê nos ajudará no aferimento dos resultados, na implementação do Plano Agrícola e Pecuário ou mesmo na condução de programas estratégicos para o Ministério e para o governo. Além de ampliar o diálogo do Ministério com as cadeias produtivas e produtores, e construir uma agenda estratégica para o desenvolvimento do nosso agronegócio”, destacou Mendes Ribeiro.